Prova de Carga Estática (PCE) é o ensaio de fundação por excelência, é uma simulação, em escala real, dos esforços da construção do edifício sobre o estaqueamento.
De forma ilustrativa, pode-se dizer que a Prova de Carga Estática é uma simulação, em escala real, da construção do edifício sobre o estaqueamento.
Este tipo de Prova de Carga é o ensaio de fundação por excelência pois é executado in loco e com cargas da mesma ordem de grandeza do futuro empreendimento e por isso é o método mais direto para se obter os dois principais fatores considerados em um projeto de fundações: a capacidade de carga e o recalque das estacas.
Na prática o ensaio consiste na aplicação de carga sobre a estaca e na medição do deslocamento gerado pelo carregamento. A aplicação de carga é feita através de um sistema hidráulico reagindo contra um sistema de reação que em geral é composto de vigas metálicas que transferem a carga a outras estacas, tirantes ou elementos de ancoragem, mas também, em situações de carregamentos reduzidos, pode reagir contra cargueiras. A medição dos deslocamentos é feita através de transdutores de deslocamento denominados deflectômetros.
A norma NBR 16.903 - Prova de Carga Estática em Fundação Profunda, determina as diretrizes de projeto e execução do ensaio, bem como os equipamentos que podem ser utilizados, os tipos de carregamentos possíveis e a forma de apresentação dos resultados.
A Geoprova possui os equipamentos mais modernos do mercado na execução de suas Provas de Carga. Para a medição da carga aplicada são utilizadas células de carga e para a leitura dos deslocamentos são utilizados os LVDTs, equipamentos de alta precisão e confiabilidade. Conta também com sistemas de aquisição de dados computadorizados que além de permitir um rígido controle do ensaio, também permite a visualização dos resultados em tempo real, possibilitando maior agilidade na tomada de decisão de todos os envolvidos no projeto.
A Prova de Carga Estática fornece a curva carga x deslocamento, a capacidade de carga da estaca e o recalque associado ao carregamento, permitindo assim a avalição do coeficiente de segurança do projeto de fundações. O potencial deste ensaio é ainda maior quando a estaca é instrumentada em profundidade, pois a instrumentação permite a avaliação do atrito lateral e da carga de ponta da estaca.
Desde 2010 a norma NBR 6122 “Projeto e Execução de Fundações” apresenta a obrigatoriedade da execução provas de carga estáticas em pelo menos 1% do total de estacas da obra, podendo ser aplicada como ferramenta de projeto, ou para avaliação de desempenho. Em ambos os casos estes ensaios possibilitam o fornecimento das garantias de que o estaqueamento está em conformidade com os preceitos de projeto e com a qualidade executiva almejada.
Atualmente a Geoprova tem sido conhecida e reconhecida no mercado pela sua capacidade técnica e operacional para a condução de ensaios de alta complexidade, possibilitando aos clientes uma avaliação customizada de parâmetros específicos sob demanda. Neste contexto destacam-se os ensaios de elevada capacidade de carga, atualmente executados com até 1.500 toneladas, ensaios de carregamento transversais com medidas da inclinação em profundidade e os ensaios de múltiplos eixos de carregamento. Ensaios estes sempre pautados na necessidade do cliente e na obtenção de parâmetros seguros e assertivos para alcançarem seus objetivos.
Ensaio utilizado para avaliar a capacidade de carga e o deslocamento dos elementos de fundação quando submetidos a um carregamento em escala real.
A prova de carga dinâmica (PDA) ou Ensaio de carregamento dinâmico (ECD) é uma simulação dos efeitos do carregamento real sobre as estacas, através de esforços dinâmicos.
Ensaio que simula no terreno o carregamento que a fundação direta exercerá sobre ele. Avalia a capacidade de suporte do terreno e o deslocamento dos elementos de fundação.
A Instrumentação de estacas. Pode aprimorar ainda mais o processo da Prova de Carga Estática, fornecendo as informações de atrito lateral e carga de ponta das estacas.
O monitoramento de recalque é a medição dos deslocamentos que ocorrem numa edificação, podendo ser feito no decorrer da construção ou após a conclusão e entrega da obra.