Prova de Carga Dinâmica (PDA) ou Ensaio de Carregamento Dinâmico (ECD) é uma simulação do carregamento da estrutura sobre as estacas através de esforços dinâmicos.
A metodologia vem sendo aprimorada desde sua criação nos Estados Unidos pela empresa PDI®, nos anos 60, e ganha mais espaço a cada dia, tanto no Brasil quanto no mercado internacional. O ensaio consiste no registro de sinais elétricos, captados por sensores de deformação e velocidade. Estes sinais são processados em campo através da metodologia simplificada CASE e posteriormente, são obrigatoriamente modelados, para a obtenção dos resultados, através da metodologia numérica CAPWAP®.
O procedimento, no Brasil é regido pela NBR 13.208 – Estacas – Ensaio de carregamento dinâmico e nos Estados Unidos através da ASTM D4945 – Standard Method for High-Strain Testing of Deep Foundations.
O procedimento, no Brasil é regido pela NBR 13.208 – Estacas – Ensaio de carregamento dinâmico e nos Estados Unidos através da ASTM D4945 – Standard Method for High-Strain Testing of Deep Foundations.
A Geoprova utiliza o equipamento desenvolvido pela criadora da metodologia, a empresa americana PDI, assim como seu software de modelagem CAPWAP, sendo estes os equipamentos indicados pela NBR 13.208 por apresentarem as garantias necessárias e o reconhecimento do meio técnico nacional e internacional. Ademais, investimos continuamente no treinamento de nossos profissionais para executar o ensaio com a mais alta qualidade e fornecer informações com confiabilidade.
Os principais objetivos desse ensaio são: obtenção da carga máxima mobilizada - resistência da estaca - avaliação da condição de integridade do elemento, estimativa da distribuição da carga em profundidade e a medição da eficiência do sistema de cravação através do qual pode-se ajustar as energias aplicadas, evitando-se massivamente a quebra de estacas na obra.
Inicialmente desenvolvido para estacas cravadas, este ensaio tem sido largamente utilizado, com o devido endosso técnico e normativo, em estacas moldadas in loco, como escavadas, hélice contínua, escavadas com lama, entre outras.
Tendo em vista a grande necessidade de ferramentas de controle nas fundações das obras, a norma brasileira NBR 6.122 – Projeto e execução de fundações, tornou obrigatória a execução de provas de carga na maioria das obras residenciais, comerciais e industriais. Sendo possível de serem aplicadas provas de carga estáticas ou ensaios de carregamento dinâmicos, sendo a proporcionalidade de substituição de 5 ensaios de carregamento dinâmicos para cada ensaio estático, possibilitando assim uma maior amostragem dos resultados melhorando estatisticamente a consistência da informação.
Mais imagens de PDA executadas pela Geoprova:
Ensaio utilizado para avaliar a capacidade de carga e o deslocamento dos elementos de fundação quando submetidos a um carregamento em escala real.
A prova de carga dinâmica (PDA) ou Ensaio de carregamento dinâmico (ECD) é uma simulação dos efeitos do carregamento real sobre as estacas, através de esforços dinâmicos.
Ensaio que simula no terreno o carregamento que a fundação direta exercerá sobre ele. Avalia a capacidade de suporte do terreno e o deslocamento dos elementos de fundação.
A Instrumentação de estacas. Pode aprimorar ainda mais o processo da Prova de Carga Estática, fornecendo as informações de atrito lateral e carga de ponta das estacas.
O monitoramento de recalque é a medição dos deslocamentos que ocorrem numa edificação, podendo ser feito no decorrer da construção ou após a conclusão e entrega da obra.